sexta-feira, 23 de maio de 2014

9 meses de gravidez

Pronto! Agora está cada vez mais perto!

A surpresa da semana passada foi que o Leo pegou a catapora. A pediatra veio logo aqui em casa para diagnosticar e passar o tratamento. Eu passei os primeiros dias com ele e o papa ficou com ele na semana seguinte. Eu tive que voltar ao trabalho porque era a minha última semana antes da licença. No final de semana, ele já estava bom, aproveitamos para descansar e montar o guarda-roupa novo.

Sexta-feira, dia 23 de Maio, tive o primeiro monitoramento do coraçãozinho dela. Fiquei meia hora na sala de monitoramento e depois a ginecologista viu os gráficos e disse que está tudo bem com ela. Fizemos um rápido ultra som e a doutora me mostrou que ela estava fazendo o movimento de sucção, como quando está mamando. Isso é um bom sinal de saúde do bebê! Que maravilha! Mais uma vez saí super feliz da consulta! A doutora me deu o dia de folga e pude descansar à tarde.

Nessa gravidez, percebi que a barriga estava mais pesada e que o trajeto para o trabalho estava mais cansativo com trem, andanças e escadas. Com isso resolvi começar a licença maternidade na segunda, 26 de Maio, duas semanas antes da data prevista do nascimento.

Eu e o papa fizemos a última aula de preparação para o parto. Revisamos as posições de relaxamento para o momento das contrações e aprendemos as posições para o momento da saída do bebê. Eu gostei porque ela ensinou expirando ao invés de bloquear a respiração, o que eu usei no parto do Leo. Eu achei muito melhor expirando.

A vovó chegou na terça à noite e ela já está pronta para cuidar  do Leo quando a gente for para o parto. O Leo ficou super feliz!


Segunda, dia 02 de Junho, acordei sentindo umas contrações a cada cinco minutos. Por coincidência, ligaram para adiantar a consulta do monitoramento. Foi ótimo porque pude perguntar para a doutora em quais situações devo ir logo para o hospital e para onde devo ir. Então fiquei sabendo que se as contrações diminuem depois de um banho, é alarme falso, e foi o que aconteceu hoje :P Quando as contrações estiverem bem periódicas e doloridas, posso ir logo direto para as salas de parto, depois de um banho claro ;-)

Agora, estamos só aguardando a chegada da Gabi! :-)

domingo, 11 de maio de 2014

8 meses de gravidez

A barriga aumentou bastante nas últimas semanas. Mesmo assim dá para passear nos finais de semana e aproveitar quando o clima está bom!



Mas nessa semana começei a perceber mais mudanças características do fim da gravidez. Estou mais cansada e andando mais devagar, principalmente quando estou chegando no trabalho e tenho que subir umas escadas na estação de trem. Com o aumento do tamanho do útero, outros órgãos estão sendo apertados, o que tem dado refluxo e tem feito eu me acordar umas duas vezes à noite para fazer pipi :P

Quando acordo, geralmente volto logo à dormir, mas alguns dias não consigo dormir tão rapidamente. Então, tomo leite e leio um pouco até o sono aparecer. Comentei isso com a doula e ela recomendou um complemento de magnésio para diminuir o cansaço e preparar os músculos, diminuindo as câimbras. Eu ainda não tinha câimbras, mas ontem a noite eu tive uma que merecia até uma anestesia hehehee :P

Eu, Beto e Leo fomos juntos para a última ecografia. A gente não sabe se ele entendeu, mas ele viu a bebê pela tela e compartilhou com a gente esse momento especial! A Gabi está com 1kg 950g e 42cm. Sem falar que a maman já está com uns onze quilinhos a mais. Ela está crescendo bem na média, com bom desenvolvimento dos órgãos e cheia de saúde, mechendo bastante, deu até uns empurrões na doutora durante a ecografia hehehehe ;-) Ela continua bem posicionada de cabeça para baixo e, agora com o pouco espaço disponível, não tem mesmo perigo dela trocar de posição. Ótimo!



Perguntamos que cuidados ter para evitar que a Gabi nascesse antes da data prevista e ela disse que não tem muito o que fazer, o bebê e o corpo escolhem o momento. Sendo depois de 36 semanas, como o Leo, nem tem perigo. Eu tenho a impressão que sinto umas contrações, mas como elas são esporádicas, não tem problemas e o complemento de magnésio também ajuda a fortalecer os músculos do útero. De qualquer forma, é bom evitar grandes esforços, então, a doutora recomendou que eu não carregasse o Leo nos braços. Mesmo eu tendo vontade, eu já nem conseguia mais carregá-lo, agora é sempre com o papa ;-)



Agora é só relaxar, desccansar quando der e organizar tudo pra chegada da Gabi! :-)