sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cinco dias de cuidados

Tudo começou na sexta com a recomendação da creche de observar ele durante o fim de semana porque ele teve febre. No sábado, ele passou o dia bem, mas a febre apareceu novamente no final do dia. O domingo foi um dia de cuidados com a gripe. A febre estava mais forte e tivemos que dar o antitérmico três vezes. Ficamos preocupados porque ele estava sem fome, mas tentamos variar o cardápio e o hidratamos bem.

Conseguimos uma consulta na segunda-feira de manhã para saber se era vírus ou bactéria. A pediatra detectou que era vírus  e recebemos algumas recomendações aconselhadas pela pediatra para o nosso bebê (isso é mais um lembrete para mim):

- Febre: Antitérmico em supositório tem efeito mais rápido (em meia hora já baixa a febre). Antitérmico em xarope demora mais para dar efeito (por volta de uma hora).
- Febre e dor de garganta: remédio antitérmico e anti-inflamatório para diminuir a febre e aliviar a irritação na garganta.
- Nariz escorrendo: limpeza do nariz com soro fisiológico, aerossol com soro fisiológico para desobstruir as vias respiratórias e pomada de eucalipto no peito antes de dormir.
- Nariz entupido: se a limpeza do nariz escorrendo não for suficiente, tem remédio para desobstruir o nariz.
- Tosse: todo esse cuidado com a limpeza do nariz desobstrue as vias respiratórias e ajuda a expelir as secreções, evitando que as secreções irritem a garganta e faça ele tossir. Então, o ideal é continuar a limpeza por mais alguns dias principalmente antes de dormir para que ele durma bem.
- Cansaço: febre, espirro e tosse cansam. Deixar ele descansar é importante, cochilar bastante, dormir mais cedo e acordar mais tarde.
- Má digestão ou Diarréia: o vírus deixou ele com dificuldade de digestão um dia e com um pouco de diarreia em outro dia. Então, tive o cuidado de preparar refeições leves, de fácil deglutição (ex. sopas e papinhas), além de muito líquido . Toda vez eu pesquiso nos sites quais alimentos são mais adequados à cada situação. Aqui está a lista do Babycenter que sempre me ajuda:

Alimentos que Soltam o intestino: Mamão, Abóbora, Almeirão, Pão de Centeio, Repolho, Jaca, Laranja, Abacate, Banana Nanica, Tomate, Uva, Aveia, Melão, Amendoim, Arroz Integral, Pão Integral, Macarrão Integral. Pepino, Figo, Couve, Espinafre, Ervilha, Ameixa, Vegetais folhosos, Melancia, Lentilha, Pimentão, Alface, Agrião, Iogurte Natural, Feijão, Jiló, Manga,
Vagem, Milho e Abacaxi.

Alimentos que prendem: Arroz, Mandioca, Bolacha Água e Sal, Cará, Cenoura Cozida, Cajú, Biscoito, Gelatina, Pão Branco, Maçã, Banana Prata, Banana Maçã, Maisena, Batata Salsa (Batata Baroa, Mandioquinha), Limão, Goiaba e Batata.


Para cuidar dele, a maman pegou folga na segunda e o papa fez "tele-trabalho" na terça e quarta. Os cuidados com a saúde foram até mais fáceis do que o desafio de fazê-lo comer. Como nosso bebê é um comilão, foi uma novidade para a gente ter que lidar com uma criança com fastio depois de quase 2 anos.

Nossos truques para ele comer:
-    Deixar ele comer no colo.
-    Usar pratos e colheres diferentes.
-    Dar comida na boca.
-    Comer a comida dele para ele se interessar.
-    Pedir ajuda do Elmo (Vila Sésamo) e da Galinha Pintadinha.
-    Deixar ele segurar o seu brinquedo ou bichinho de pelúcia favorito.
-    Contar que o Popeye come bastante espinafre e mostrar o “muque” do papai
-    ...

Mas quando não dava certo mesmo, tivemos que aguardar até a próxima refeição. Com tanta regalia, não podíamos mudar demais a rotina porque na creche não vai ter exceção. Então, obedecemos pelo menos os horários e o cardápio (só escapou uns biscoitinhos). Temos consciência que essas exceções são exceções, resta saber se ele sabe disso! Vamos ver! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário