As vezes, tudo flui tão bem que a gente esquece de valorizar isso. E quando o dia não é tão perfeito, temos que ter cartas na manga para jogar.
E ontem, papá e maman jogaram suas cartas. :-)
Geralmente, os banhos são ótimos, ele brinca enquanto a maman dá o banhinho e mesmo quando ele diz que não quer tomar banho, ele curte e nem quer sair no final. Mas ontem, ele chorou muito para trazer o bichinho de pelúcia para o banho. A maman tentou novas brincadeiras com os joguinhos de banho e nada. De repente, veio uma ideia. Maman jogou a carta “vamos ajudar”: ela pediu para o bebê cuidar do sabonete sozinho enquanto ela passava shampoo. Só assim ele se acalmou!
Depois de tomar o leite, ele estava bem calmo e foi procurar o papa. Eles começaram a assistir vídeos no Youtube que ele adora, e quando começa não quer mais parar. Como estava na hora de dormir, assim que o papa desligou os vídeos, ele começou a chorar. E papá jogou a carta “vamos brincar”: ele girou o bebê nos braços para ele esquecer que queria assistir ainda mais um vídeo antes de dormir e ele começou a rir animado!
Papá e maman também tiveram que jogar juntos. Nós jogamos a carta “vamos entender”: tivemos que ter paciência não somente com o bebê, mas também um com outro. Quando estamos cansados no fim do dia, tudo fica mais dificil. Por isso temos que respirar fundo, lembrar um do outro e ter calma.
No outro dia acordou impaciente. Sabe-se lá o porquê. Tive que usar a carta "vamos desenhar". Ele adora desenhar. Acabou se acalmando, viajando nos rabiscos e esquecendo o que lhe inquietava.
Em cada momento uma carta funciona melhor do que a outra. Então, percebi que a variedade de cartas tem que ser grande. As vezes, “vamos abraçar”, “vamos fazer cócegas”, “vamos correr”, “vamos
fazer ioga”, “vamos jogar bola”, “vamos ler”, “vamos ... Eu sei que nem sempre elas vão funcionar, então paciência. Mas agora estou mais consciente, valorizando cada momento em que tudo flui bem. E sabendo que tenho que estar preparada com novas jogadas de mestre ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário