quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

110 Gramas a Mais!!!

O Leonardo recebeu a visita da sage femme hoje. Ela trouxe a balança e verificou que ele está pesando 3,17 kg, o que representa 110 g a mais do que ele tinha no sábado passado. Isso é um grande progresso em comparação ao seu peso quando saiu do hospital, que era de 3,06 kg.

A sage femme perguntou ainda como estava a amamentação do Leozinho. A Mamãe então explicou que ela estava extraindo leite com o extrator e dando ao Leozinho com uma mamadeira. Ele não estava mamando diretamente do peito ainda. A sage femme então recomendou o seguinte:
"Antes de dar o leite artificial ao Leonardo, deixe ele mamando alguns minutos em cada seio. Isso irá exercitar sua musculatura para voltar plenamente ao seio quando o fluxo de leite normalizar. Como amamentar ainda não é suficiente, continue dando o leite artificial conforme recomendação. Logo após levar o Leozinho ao berço, comece a extração com o equipamento."
Assim ela espera que o estímulo do Leonardo ajude na produção do leite. Essa é parte daquela idéia de que existe uma influência psicológica na produção do leite. Achamos isso meio injusto, pois isso deveria ser químico e não psicológico, já que se trata de alimentar uma nova vida. Alguém já ouviu falar de outro mamífero na natureza com problemas de aleitamento? Será que eles são todos psicologicamente resolvidos? E mesmo a Mamãe estando psicologicamente bem, porque isso não seria suficiente para tudo correr bem? O fato é que todas as sage femmes e pediatras são unanimes em afirmar que a influência psicológica é muito forte.

Coincidência ou não, quando o Leo tentou mamar pela terceira vez, percebemos que ele estava engolindo algo! Isso! Estava saindo o leite materno! \o/ Fantástico!


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Começando uma Nova Semana

Hoje às 20:32 o Leozinho completa 1 semana de vida, mas parece que tudo se passou ontem. O tempo tem passado rápido e esperamos que continue assim. Estamos constantemente aciosos para notar as pequenas evoluções do nosso bebê ao longo do tempo. O que percebemos nesta primeira semana foi que ele abriu mais os olhos, permanece com eles mais tempo abertos e nos encara no olho a olho, o que nos faz acreditar que ele está começando a reconhecer faces.

Ao longo da semana também percebemos que o bebê tende a dar pequenas pausas ao se alimentar para retomar o fôlego, já que ele desprende bastante energia na sucção da mamadeira ou do peito. Podemos tentar oferecer o leite novamente desde que dentro de um intervalo de 1 hora após o preparo. Depois de 1 hora o leite já era e teriamos que preparar outro.

Ele passou o dia inquieto e choramingando. Então achamos que ele estava com cólica. A sage femme então recomendou o remédio homeopático Colikind. Felizmente a dor passou após tentarmos uma nova posição para alimentá-lo, adotando um ângulo de 45%, ao invés de deitado, tanto para administrar a mamadeira como para o período de digestão posterior. Já se passaram 24 horas desde dessa mudança e nenhum sinal de cólica até o momento.



Estatísticas:
  • Coco: 2

Completando a Primeira Semana

Começaram a surgir os primeiros sinais sérios de cansaço.



Estatísticas:
  • Xixi: 3
  • Coco: 1
  • Alimentação: 560 ml (8 x 70 ml)

sábado, 24 de dezembro de 2011

Nossa Véspera de Natal

Hoje é nosso segundo dia em casa. A madrugada não foi fácil, pois temos a impressão que o Leo é mais ativo durante a noite. Além do aleitamento de três em três horas, o Leo ainda estava bem agitado, o que significa que ainda temos muito o que aprender com ele.

Nesta véspera de Natal recebemos a visita de uma enfermeira especializada em recém-nascidos, conhecida como sage femme aqui na Bélgica. Essa visita foi possível porque no total temos direito a 5 dias de assistência, sendo três no hospital e 2 à domicílio. Como passamos 4 dias no hospital, já que o Leozinho nasceu um pouquinho prematuro, então só teremos uma visita da sage femme à domicílio. A sage femme deu as seguintes instruções:
  • Dar leite de três em três horas, no máximo na quarta hora.
  • Começar com 60 ml no primeiro dia e aumentar 10ml a cada dia até atingir 90ml. Permanecer dando no máximo 90ml nos seus 15 primeiros dias.
  • Por causa da reduzida exposição ao sol nessa época do ano, a vitamina D deve ser ministrada antes ou depois do leite durante o primeiro ano. 
  • Um complemento vitamínico foi receitado para ser tomado pelo Leo somente quando a amamentação regularizar, pois contém vitaminas que não estão presentes no leite materno. Esse complemento não é necessário enquanto o Leo estiver tomando leite artificial, que já contém as vitaminas necessárias.
O peso do Leo está estabilizado desde ontem (3,06 kg) , mas deveria estar crescendo. Por causa disso, estamos aumentando o leite de 30 ml para 60ml até amanhã as 15:00. Depois aumentaremos para 70ml, 80ml, e estabilizaremos nos 90ml até o fim dos primeiros 15 dias.

Reiniciamos o uso do extrator de leite materno. A Kênia estava usando um extrator no hospital e estávamos notando progresso nos dois últimos dias de internação, conseguindo extrair até 10ml. No dia da volta pra casa, como ainda não tinhamos um extrator próprio, a Kênia não pode continuar com essa rotina, mas hoje o Beto foi na Prémaman e comprou um extrator. A Kênia então recomeçou a rotina de extração de leite materno hoje, às 4 da tarde, mas houve retração e não foi possível extrair o suficiente para dar para o Leo. Ela vai repetir o procedimento a cada 6 horas para estimular a produção nos próximos dias. Esperamos que os seios estejam produzindo os 90ml que o Leo precisa nos próximos dias.

Estatísticas:
  • Coco: 2
  • Xixi: 4
  • Leite: 480 ml (8 x 60ml)
  • Temperatura média: 36.7
Depois da mamadeira das 21, fomos para a cozinha preparar nossa apressada ceia de Natal. Preparamos um peixinho bem saboroso com arroz para comermos bem rapidinho, de modo a sobrar tempo para a próxima mamadeira. Falamos com a família pelo Skype para desejar um Feliz Natal a todos e mostramos o Leo pela câmera. Foi uma alegria só! :)


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Último dia na Maternidade

Hoje foi um dia realmente cheio. Diferente dos outros dias, a Mamãe não pode contar com a companhia do Papai no hospital porque havia a expectativa de alta e o Papai teve que ficar em casa arrumando tudo para a chegada do Leonardo. Arrumar a casa nunca foi uma tarefa fácil, mas era rápida porque o casal fazia junto. Mas dessa vez o Papai teve que se virar sozinho, limpando a cozinha, o chão de todo o apartamento, o banheiro, além de receber e montar um sofá novo que acabara de receber da IKEA, montar a mesa de centro e arrumar a nova sala de estar para receber visitas. A montagem dos móveis acabou sujando novamente e uma nova limpeza teve que ser feita.

Enquanto isso, a Mamãe recebia as últimas instruções das enfermeiras sobre os cuidados com o Leonardo. Ela aprendeu sobre a frequência de alimentação, o volume de leite, o asseio do cordão umbilical, a lista de itens que precisava ter em casa e outros detalhes. O Leonardo recebeu a visita do pediatra que iria fazer alguns exames de rotina antes de decidir por sua liberação. Estávamos todos torcendo para que tudo desse certo e pudéssemos ir pra casa o quanto antes. Felizmente o Leozinho passou em todos os testes e foi liberado para ir para casa.

Por volta de 15:00 o Papai finalmente chegou ao hospital para levar a família para casa. Ele ajudou a arrumar tudo, fechar as malas e ficar atento ao Leonardo enquanto a mãe se arrumava para sair. Aquele dia estava muito agitado porque muitas mães estavam deixando o hospital ao mesmo tempo. Havia congestionamento dentro e fora do hospital e precisávamos fazer tudo com muita calma para tudo correr bem.

Colocamos o Leozinho no assento, fixado com um encaixe de segurança chamado Isofix no banco de trás do carro. A Mamãe foi ao lado dele para dar atenção até a chegada em casa. No caminho fizemos duas paradas: uma na farmácia para a compra de medicamentos e alimentação complementar e outra nos correios para enviar o formulário do plano de saúde. Depois de chegar em casa o Papai ainda foi no supermercado comprar o que estava faltando para casa e para o novo morador. Enquanto isso, a Mamãe ficou dando o leitinho de boas vindas para ele continuar um anjinho.


O resto do dia foi tranquilo, seguindo a rotina de mamadeira, sono e limpeza de 3 em 3 horas. Essa rotina começou a se mostrar cansativa logo no primeiro dia, mas o Papai e a Mamãe estavam conscientes e motivados para tirar isso de letra.

Estatísticas:
  • xixi: 1
  • Alimentação: 240 ml (8 x 30 ml)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Nascimento do Leonardo

A primeira gravidez significa um mundo de novas experiências para os pais, mas principalmente para a mãe que está vivenciando tudo de muito perto. É de se extranhar que em pleno apce da gravidez



A bolsa estourou às 2 horas da madrugada, arrumamos a mala e chegamos no hospital às 5 da manha. Ficamos na sala de parto por 15 horas, quando ele nasceu às 20:32 com a Dra. Catherine Aerts. Fomos para a maternidade à meia noite.  

Ele nasceu com 3,120g e 50 cm. Meus pais ficaram bobos, me admirando.

Eu fui para casa no dia 23 de Dezembro, meu pais estavam ansiosos, eu dormi pela primeira vez em casa no meu berçinho, eu dormi por 2 horas.

Meu nome significa forte como um leão. Meus apelidos foram bebê e leãozinho. 

A musica numero um nas paradas era: "Ai se eu te pego", o filme mais assistido era As aventuras de Tin Tin, o lider mais importante era Barack Obama, um ingresso de cinema custava 7 euros e 1 litro de leite custava 89 centavos.

Priscilla e Davis vieram nos visitar no dia 31 de Dezembro. 



sábado, 10 de dezembro de 2011

Lista de Nascimento

Já estamos com a lista de nascimento do Leo pronta e on-line no site da loja Prémaman.

No Brasil, costumamos fazer uma festa antes do nascimento do bebê. Mas aqui, na Bélgica, o costume é diferente, os pais só divulgam a lista após o nascimento do bebê. Eles enviam um cartão com a foto do bebê para familiares e amigos.

Eu e o Beto estamos preparando os cartões enquanto a vovó Bel e a tia Valeska estão preparando as lembrancinhas de nascimento para quando o pessoal vier visitar o Leo!

A vovó Bel já enviou uma foto só para dar um gostinho do enfeite que ela fez para a caixa das lembrancinhas ;-)


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Consulta com Ecografia

Toda vez fico com aquela ansiedade boa para ir para a consulta, sabendo que vai ter uma ecografia rápida para a doutora ver as medidas dele. \o/ Primeiro, ela verificou que estava tudo bem comigo, tudo certinho! Dessa vez, engordei 2kg em 1 mês, foi menos que a última vez, mas ainda foi muito. Até agora, engordei 9,5Kg em 8 meses, a média ainda está boa.

Fomos para a ecografia e está tudo ótimo com ele! A doutora me mostrou ele engolindo o líquido aminiótico e como a respiração dele mostrava que ele está com boa saúde! Maravilha! Conseguimos uma foto do perfil com a mãozinha no rosto, como geralmente ele gosta de ficar ;-) Ela me mostrou coração, estômago, coluna, vi os pés dele bem direitinho e ele já tem cabelinho! :-) Agora ele está com 2,570g na 34a semana.

Fatam 6 semanas!


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Palestras Sobre o Bebê

Até agora, só tinhamos assistido palestras sobre o parto, mas nessas duas últimas semanas assistimos palestras sobre o bebê. Foi ótimo aprender sobre o procedimento feito quando o bebê nasce. O mais legal é que no parto normal, o médico entrega logo o bebê para a mãe para proporcionar um primeiro contato com os pais :D

Depois, o pediatra inicia os cuidados e testes para verificar se está tudo ok com o bebê. Ele verifica os principais reflexos e faz os exames necessários para ver se está tudo em ordem.

Assistimos também uma palestra bem detalhada sobre o aleitamento. Logo no primeiro contato do bebê com a mãe ele naturalmente quer mamar. Além do leite materno ser de graça (hehehehe), ele também não precisa ser preparado, já vem na temperatura ideal, tem os anti-corpos que o bebê precisa e ainda me ajuda a emagrecer.

Pronto, as palestras acabaram, estamos formados! Agora, vamos ver na prática! Já estamos começando a arrumar as roupinhas dele ;-)