domingo, 6 de outubro de 2013

Novidades com 21 meses

Como entender o que é papai e mamãe?


Eu acho que é de tanto ouvir o uso desses nomes no dia-a-dia. Desde o dia que ouvimos ele falando « baby », começamos a usar "papai" e "mamãe" quando conversamos com ele e entre nós quando ele está por perto. Aos 21 meses, percebemos que, além de falar, ele passou a entender que o Beto é o papai. Perguntamos “cadê o papai?” e ele aponta pro Beto! :D Mas quando perguntamos “cadê a maman?”, ele aponta para a porta de entrada! :P Pra porta?! Explico: toda vez que chega alguém para pegar uma criança na creche, as tias e outras crianças dizem “maman”. Ele sempre diz “maman” quando eu chego do trabalho. Mas, ele também diz “maman” quando a campainha toca ou escuta algum barulho no corredor. Para ele, maman é quem está chegando. Até o papai é maman quando ele está chegando em casa de algum lugar :D

Animais 


No fim de semana passado, passeamos com titio Hamilton e titia Suiany e vimos muitos animais: vacas, cavalos, patos... Ele adorou! Quando ele vê o cavalo, ele faz “brrruu” balançando a cabeça, como ensinamos. Durante o passeio de carro, ele nos chamou apontando para a estrada, eu perguntei “é o carro?” e ele disse “non! Brrruuuu!” e nos mostrou os cavalos pastando lá fora! Nessa terça-feira, pela primeira vez, ele fez “paquá paquá” (quá quá) quando viu um pato no livro.

Partes do corpo


Desde pequeno, ele aprendeu aonde é o nariz e a boca. Agora, pergunto nariz, boca, dente, olhos, orelha, cabeça, barriga, umbigo, mãos e pés e ele aponta bem direitinho! Ele ainda confunde um ou outro, principalmente no rosto. Acho que se eu perguntar na mesma ordem, vai ajudar ele a aprender ;-)

Destro ou canhoto?


Eu li que as crianças até três anos tem destreza com as duas mãos. Percebemos a preferência dele pela mão esquerda quando vai comer. Mas tenho visto ele desenhando com a mão direita. Bom, ele ainda tem tempo para se decidir ;-)

Arrumando-se 


O que antes era fácil, está virando cada vez mais desafiador. Trocar a fralda, trocar a roupa, tomar banho e escovar os dentes eram tarefas simples, mas agora uma tarefa como tirar a blusa do pijama de manhã requer brincadeiras, histórias, músicas e uma nova idéia a cada vez. Isso exige bastante criatividade e paciência! ☺

Rotina


Ele está cada vez mais habituado com a rotina. Recentemente, ele aponta para a vitamina D (essa vitamina é necessária pela pouca incidência de raios solares onde moramos) na mesma hora que costumamos lhe dar. Ai eu digo "Eu ia esquecendo! Merci bebê!" Ele já pede o babador antes de tomar o leite de manhã e à noite. Mas é claro, tem “aqueles dias” em que ele não quer nada. E aí, volta a criatividade! ☺

Desenhos Animados


Os vídeos que ele tem assistido são “Galinha Pintadinha” e o Elmo. Quando ele quer ver a “Galinha Pintadinha”, ele diz “popó” e quando ele quer ver o Elmo, ele diz “memo”. Ele presta atenção bem quietinho sentado no sofá enquanto faz o aerossol e nunca quer parar ☺ A música preferida dele é “Mariana conta uuuuum....” da “Galinha Pintadinha”. Ele já faz a dancinha com os dedos e quando eu estava contando as gotas da vitamina D, ele começou a dançar ao ouvir os números ☺

Falando


As novas frases continuam vindo em Francês:

  • “Non! Pas!”, a negativa em Francês tem “pas” no final da frase.
  • “Il n’y a pas du temps!”, “Não dá tempo!”, quando ele não quer que a gente faça alguma coisa, tipo trocar a fralda ou enxugar o cabelo) ☺
  • “lapin la la la lapin”, ele cantando uma música do coelhinho que ele aprendeu na creche.
  • “Boom!”, quando cai algo no chão, quando ele mesmo cai no chão ou quando ele se refere a algo no chão.
  • “Bubu”, uma ferida.
  • “Non! Pá dó”, ele diz quando não quer que a gente faça alguma coisa, como se tivesse brigando. Ele deve estar tentando repetir alguma frase das tias, não sabemos o que é :P
  • “Bôpótá”, quando ele vê o Cookie Monster ou o Big Bird.
  • “Attends”, “Espera”.
  • E em Português: “titi”, chamando as titias e titios.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Visita do titio Hamilton e titia Suiany

Titio Hamilton e titia Suiany vieram passear na Europa. Foram para França, Reino Unido e, claro, Bélgica ;-) Tivemos um final de semana prolongado e bem movimentado! A primeira atividade foi conhecer Brugges.


Caminhamos pela cidade, almoçamos e enquanto eles fizeram o passeio de barco, o Leozinho ficou lanchando e curtindo o movimento. Quando ele via um casal passeando, ele dizia “vovô, vovó” e quando via crianças, dizia “bebê” bem alto. Uma graça! ☺


No domingo, fomos visitar o mosteiro de Orval, onde são produzidas cervejas trapistes, e depois fomos almoçar no Auberge de la Ferme, em Rochehaut. O Leozinho adorou o aperitivo e comeu todo o queijinho. Aproveitamos um almoço gastronômico com um vinho delicioso. Depois de tanto aperitivo, o Leozinho não estava mais com muita fome, mas mesmo assim não deixou escapar a sopa de abóbora do menu.


Na Segunda, fomos juntos deixar o Leozinho na creche. Titia e titio ficaram prestando atenção e ouviram a tia da creche dizer “non!” para uma das crianças. Ai ficou claro de onde veio o "non" que o Leozinho tanto fala. Depois demos uma voltinha em Bruxelas e fomos no shopping Esplanade. À tarde, fomos na creche e titia e titio viram uma menina tentando chamar atenção do Leozinho enquanto ele estava no meu braço, ouvindo a tia explicar como foi o dia dele.

O Leozinho sempre fica tímido no início, mas logo no primeiro dia depois do jantar, ele já estava fazendo graça. Chegando em casa depois de um dia de passeios, ele ia brincar com a titia e titio desenhando e ouvindo estórias.


Na terça de manhã, ele foi deixar titia e titio na estação de trem para eles voltarem para o Brasil. Foi maravilhoso aproveitar esses dias com titia e titio, vamos ficar com saudades! Adorei meu sapinho! ☺ 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cinco dias de cuidados

Tudo começou na sexta com a recomendação da creche de observar ele durante o fim de semana porque ele teve febre. No sábado, ele passou o dia bem, mas a febre apareceu novamente no final do dia. O domingo foi um dia de cuidados com a gripe. A febre estava mais forte e tivemos que dar o antitérmico três vezes. Ficamos preocupados porque ele estava sem fome, mas tentamos variar o cardápio e o hidratamos bem.

Conseguimos uma consulta na segunda-feira de manhã para saber se era vírus ou bactéria. A pediatra detectou que era vírus  e recebemos algumas recomendações aconselhadas pela pediatra para o nosso bebê (isso é mais um lembrete para mim):

- Febre: Antitérmico em supositório tem efeito mais rápido (em meia hora já baixa a febre). Antitérmico em xarope demora mais para dar efeito (por volta de uma hora).
- Febre e dor de garganta: remédio antitérmico e anti-inflamatório para diminuir a febre e aliviar a irritação na garganta.
- Nariz escorrendo: limpeza do nariz com soro fisiológico, aerossol com soro fisiológico para desobstruir as vias respiratórias e pomada de eucalipto no peito antes de dormir.
- Nariz entupido: se a limpeza do nariz escorrendo não for suficiente, tem remédio para desobstruir o nariz.
- Tosse: todo esse cuidado com a limpeza do nariz desobstrue as vias respiratórias e ajuda a expelir as secreções, evitando que as secreções irritem a garganta e faça ele tossir. Então, o ideal é continuar a limpeza por mais alguns dias principalmente antes de dormir para que ele durma bem.
- Cansaço: febre, espirro e tosse cansam. Deixar ele descansar é importante, cochilar bastante, dormir mais cedo e acordar mais tarde.
- Má digestão ou Diarréia: o vírus deixou ele com dificuldade de digestão um dia e com um pouco de diarreia em outro dia. Então, tive o cuidado de preparar refeições leves, de fácil deglutição (ex. sopas e papinhas), além de muito líquido . Toda vez eu pesquiso nos sites quais alimentos são mais adequados à cada situação. Aqui está a lista do Babycenter que sempre me ajuda:

Alimentos que Soltam o intestino: Mamão, Abóbora, Almeirão, Pão de Centeio, Repolho, Jaca, Laranja, Abacate, Banana Nanica, Tomate, Uva, Aveia, Melão, Amendoim, Arroz Integral, Pão Integral, Macarrão Integral. Pepino, Figo, Couve, Espinafre, Ervilha, Ameixa, Vegetais folhosos, Melancia, Lentilha, Pimentão, Alface, Agrião, Iogurte Natural, Feijão, Jiló, Manga,
Vagem, Milho e Abacaxi.

Alimentos que prendem: Arroz, Mandioca, Bolacha Água e Sal, Cará, Cenoura Cozida, Cajú, Biscoito, Gelatina, Pão Branco, Maçã, Banana Prata, Banana Maçã, Maisena, Batata Salsa (Batata Baroa, Mandioquinha), Limão, Goiaba e Batata.


Para cuidar dele, a maman pegou folga na segunda e o papa fez "tele-trabalho" na terça e quarta. Os cuidados com a saúde foram até mais fáceis do que o desafio de fazê-lo comer. Como nosso bebê é um comilão, foi uma novidade para a gente ter que lidar com uma criança com fastio depois de quase 2 anos.

Nossos truques para ele comer:
-    Deixar ele comer no colo.
-    Usar pratos e colheres diferentes.
-    Dar comida na boca.
-    Comer a comida dele para ele se interessar.
-    Pedir ajuda do Elmo (Vila Sésamo) e da Galinha Pintadinha.
-    Deixar ele segurar o seu brinquedo ou bichinho de pelúcia favorito.
-    Contar que o Popeye come bastante espinafre e mostrar o “muque” do papai
-    ...

Mas quando não dava certo mesmo, tivemos que aguardar até a próxima refeição. Com tanta regalia, não podíamos mudar demais a rotina porque na creche não vai ter exceção. Então, obedecemos pelo menos os horários e o cardápio (só escapou uns biscoitinhos). Temos consciência que essas exceções são exceções, resta saber se ele sabe disso! Vamos ver! ;-)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Quais cartas você tem na manga?

As vezes, tudo flui tão bem que a gente esquece de valorizar isso. E quando o dia não é tão perfeito, temos que ter cartas na manga para jogar. E ontem, papá e maman jogaram suas cartas. :-)

Geralmente, os banhos são ótimos, ele brinca enquanto a maman dá o banhinho e mesmo quando ele diz que não quer tomar banho, ele curte e nem quer sair no final. Mas ontem, ele chorou muito para trazer o bichinho de pelúcia para o banho. A maman tentou novas brincadeiras com os joguinhos de banho e nada. De repente, veio uma ideia. Maman jogou a carta “vamos ajudar”: ela pediu para o bebê cuidar do sabonete sozinho enquanto ela passava shampoo. Só assim ele se acalmou!

Depois de tomar o leite, ele estava bem calmo e foi procurar o papa. Eles começaram a assistir vídeos no Youtube que ele adora, e quando começa não quer mais parar. Como estava na hora de dormir, assim que o papa desligou os vídeos, ele começou a chorar. E papá jogou a carta “vamos brincar”: ele girou o bebê nos braços para ele esquecer que queria assistir ainda mais um vídeo antes de dormir e ele começou a rir animado!

Papá e maman também tiveram que jogar juntos. Nós jogamos a carta “vamos entender”: tivemos que ter paciência não somente com o bebê, mas também um com outro. Quando estamos cansados no fim do dia, tudo fica mais dificil. Por isso temos que respirar fundo, lembrar um do outro e ter calma.

No outro dia acordou impaciente. Sabe-se lá o porquê. Tive que usar a carta "vamos desenhar". Ele adora desenhar. Acabou se acalmando, viajando nos rabiscos e esquecendo o que lhe inquietava.

Em cada momento uma carta funciona melhor do que a outra. Então, percebi que a variedade de cartas tem que ser grande. As vezes, “vamos abraçar”, “vamos fazer cócegas”, “vamos correr”, “vamos fazer ioga”, “vamos jogar bola”, “vamos ler”, “vamos ... Eu sei que nem sempre elas vão funcionar, então paciência. Mas agora estou mais consciente, valorizando cada momento em que tudo flui bem. E sabendo que tenho que estar preparada com novas jogadas de mestre ;-)

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Maman?!

Meu nome é maman! Agora com 20 meses, meu bebê me chama de "mamõn" (mãe em Francês). Posso dizer que minha vida mudou pra melhor desde quando fiquei grávida. A cada dia que passa eu e o "papá" (papai em Francês) queremos ser pessoas melhores!

Como será o futuro do nosso filho? Como podemos ajudá-lo sem pressioná-lo? Como instigar o interesse em coisas boas? E o que são as coisas boas para um futuro sustentável?

Quando ele nasceu, as perguntas não eram tão profundas assim... Será que eu tenho leite suficiente? Como dar banho e trocar a fralda? O que parecia tão difícil foi ficando fácil e dando lugar para dúvidas mais filosóficas.

Vamos compartilhar nossa experiência com mamães e papais!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Férias com “uouó” e “uouô”

Esse ano planejamos nossas férias na época das férias coletivas da creche em agosto. Vovó Bel e vovô Junior vieram do Brasil passear com a gente. Eles curtiram o netinho pra valer! Eles leram livros, desenharam, brincaram no iPad com piano, vendo fotos, falando com a Siri, com o joguinho do gatinho falante, falando com a madrinha e até publicando posts no Facebook da vovó;) Era só o vovô sentar com o iPad que o Leozinho ia lá! E era só preparar o leite que ele ia pro colo da vovó!


Curtimos o primeiro final de semana com os tio Miguel e tio James. Fizemos um churrasco delicioso e passeamos por Louvain-la-Neuve.



Planejamos duas viagens. Primeiro, passeamos em Praga. Ele adorava passear no carrinho e ver o movimento. No quarto do hotel, quando dizíamos que íamos passear, ele ia logo se sentar no carrinho. Aproveitamos também um parque para ele correr na grama.


Na volta à Bélgica, fomos ao Cirque de Soleil. O Leozinho a-do-rou! Ele prestou atenção a tudo, se animou e bateu palma, incrível!



Depois, fomos para Dolancourt, na região de Champagne, na França. Ficamos em um hotel temático de piratas, aonde ele podia se divertir com outras crianças. Lá, fomos para o parque de diversões Nigloland e passeamos em um lago em Mesnil St Père. Tivemos também direito à um passeio de adulto em um produtor de champagnes ;-)


Foi maravilhoso ver a evolução dele nessas férias com os avós! A gente já tinha notado como a interação com a família faz ele evoluir bem mais rápido. Notamos na primeira viagem ao Brasil e na ida aos States, quando ele repetiu a primeira palavra com as priminhas (“nana”). Dessa vez, ele aprendeu a andar segurando a mão, fechar o cinto da cadeirinha, beber com canudo, brindar, empurrar a mala e no fim das férias, ele ficou mais falante. As novidades vieram em Françês: il pleut (chove), doit pas (não deve), peut pas (não pode), un peu (um pouco), là (aqui, pedindo pra segurar a mão)... além da palavra preferida: non! E agora ele está dizendo non! pas! ("pas" é a negação usada no final da frase em Francês). E em Português: memo (Elmo), dadô (acho que é “acabou”, ele está dizendo quando acaba de tomar o leite ou de escovar os dentes). Ah e teve também oxente!

A melhor novidade dessas férias foi que ele aprendeu a dar beijo e abraço. Um dia antes da viagem dos avós, eu disse: vamos dar boa noite. E ele deu um abraço em cada um, foi a coisa mais linda! Essas férias foram maravilhosas e deixaram saudades!


Beijo pra uouó e pro uouô! Não vejo a hora de chegar o fim do ano para ver toda a família no Brasil!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cacá?!

Que emoção! Primeiro cocô no pinico!

Semana passada, lemos um pouco mais sobre como iniciar o bebê com o pinico e vimos que temos que estimular sem pressionar. Já faz alguns meses que mostramos o pinico para ele perguntando se ele quer fazer cocô e ele vai até lá e se senta no pinico de fralda mesmo, só para se acostumar.

Ontem à noite, chamei ele para tomar banho e antes de tirar a roupinha perguntei se ele queria fazer cocô. Ele disse “cacá?!” e se sentou no pinico. Nesse momento eu pensei, já que ele vai tomar banho agora, vou fazer uma experiência. Tirei a fralda dele e disse que ele podia ficar sentado no pinico e fazer cocô. Ele ficava em pé e sentava, depois em pé de novo. Eu pensei que ele queria fazer fazer pipi. E continuei dizendo que ele podia fazer no pinico. De repente, o momento triunfal, saiu o cocô! Hehehehehe

Ele olhou, tomou um susto e correu pro meu braço assustado. O bichiiiiinho! Eu disse que estava tudo bem! Como ele estava assustado com a novidade, coloquei a fralda de volta. Chamei o papai e fomos juntos no banheiro. Mostrei pra ele todo o procedimento: joguei o cocô na privada, levantei ele para ele dar descarga e mostrei a privada limpa depois.

Fomos para a banheira tomar banho e ele estava um pouco agoniado, não queria ir pra banheira. Aí eu percebi que ele queria fazer pipi. Quando eu disse que estava tudo bem que ele podia fazer, xiiiiiiiii, ele fez pipi. Puxa! Ele já está desenvolvendo um bom controle. Vamos continuar o processo aos poucos e ver a evolução! Pais corujas super orgulhosos do bebê virando rapaz! ;-)

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Cuidando do bebê

De manhã, fomos para uma consulta na clínica porque ele teve febre ontem e a creche disse que ele precisava do certificado médico para voltar. Como a pediatra dele está de férias, ele foi consultado por uma assistente de pediatria. Ele fez exame de urina e estava tudo bem. A febre devia estar ligada à novos dentes ou a garganta que estava um pouco vermelha. Ela só recomendou passar soro fisiológico para limpar o nariz e evitar que alguma secreção irritasse a garganta.

Depois da consulta, pegamos o papai na estação de trem de volta de Londres e fomos almoçar juntos no Exki. Foi uma delícia, matamos as saudades! Ele comeu bastante e até experimentou a sopinha.

Na volta, ele dormiu a tarde toda. Acordou revigorado e com fome. Tomou a sopa e comeu pera e banana de sobremesa. Depois brincou e foi dormir. Foi um dia excelente!

Na sexta-feira, o dia estava nublado e ficamos brincando em casa. Fomos almoçar no shopping com o papai e cochilar à tarde.

A assistente recomendou que ele ficasse esses dois dias em casa. Nem precisava porque ele estava bonzinho, mas eu segui o conselho.

Quando ele tem febre somente um dia, a pediatra dele geralmente recomenda que ele volte para a creche. Talvez seja o fato da doutora ser bem mais experiente que a assistente, ou talvez por ela conhecer o Leozinho bem melhor e saber quando ele está baqueado de verdade. De qualquer forma, fiquei dois dias curtindo o nosso pimpolho, amei ;-)

Nesse tempo, aprendemos muito com a pediatra e nós já estamos acostumados com essas febrezinhas que duram 24h ou 48h. Se for dente, não tem muito o que fazer, só dar o remédio anti-térmico e observar o estado geral dele. Se for garganta e nariz escorrendo ou entupido, tem que limpar com soro fisiológico, fazer aerossol (ele até faz o aerossol sozinho) e passar eucalipto no peito antes de dormir. Se for estomacal, dar o remédio para evitar vômitos ou diarréia e atenção na alimentação. Laranjas e espinafres para soltar ou arroz, cenoura e banana para prender ;-)



Minha experiência me deixa mais tranquila com o passar do tempo, mas é só ele levar uma queda na creche e aparecer com um machucado que eu volto pra estaca zero! :P

domingo, 21 de julho de 2013

Primeira ida à Louvain-la-Plage

O verão está aí firme e forte e estamos aproveitando! Hoje, fomos para a "praia" em Louvain-la-Neuve. A prefeitura organizou uma praia artificial no centro da cidade, chamada de Louvain-la-Plage . Eles usaram o espaço da praça principal para enchê-la de areia e cercá-la com pequenas lojas de bebidas, lanches e brinquedos de crianças.

Chegamos cedo para escolher um bom lugar. O Leozinho começou andando, se acostumando com a areia e, assim que eu trouxe o balde e a pá, ele começou a aproveitar mais.

Depois de brincar um pouco, ele começou a explorar o ambiente. Primeiro, ele ficou fora da área de areia observando o movimento. Voltando para a areia, ele começou a olhar para as crianças brincarem. Foi muito interessante ver como ele gosta de brincar com outras crianças. Sentado ao nosso lado, tinha um menino de 15 meses, eles brincaram juntos um pouco até que o menino quiz pegar a pá e ele se protegeu. Felizmente, a mãe do menino foi logo tirar o filho dele.



Depois, ele voltou à sua busca. Ele se aproximou de crianças mais velhas e uma menina lhe deu alguns brinquedos e trouxe um catavento para ele. Ele estava se divertindo muito até que chegou a hora do almoço e tivemos que voltar para casa. Ele não queria ir! Nem nós! Mas era o jeito. Adoramos!

Palavras com 19 meses: 
Francês: doudou , bateau, l’eau, l’eau (musiquinha cantando: barco, água), mais non (não diga), quoi? (o quê?), coucou (oi), cacá (cocô), deux (dois), quatre (quatro), alors (então), maman (mamãe), papa (papai), Português: Babador (badô), uóuó, uôuô (vovó, vovô), nana (banana ou qualquer comida que ele gosta), popó (galinha pintadinha), alô? (atendendo o celular, o tablete, o kindle ou o despertador), sapato (tatú).

sábado, 13 de julho de 2013

Fazendo novos amiguinhos Belgas

Mais um churrasquinho! Dessa vez foi na casa do Renato e da Mimi. Eles tem três filhos, o Lucas de 7 anos, o Flávio de 4 anos e o Linus, que nasceu só três dias antes do Leozinho.

No começo, o Leozinho estava tímido, só reconhecendo o terreno e observando os meninos. Com o tempo, ele já estava passeando pelo jardim e interagindo com o Linus ;-)

Logo depois do almoço e com a roupa toda suja, era hora de liberar e deixar ele só de fralda mesmo. Livre, leve e solto, ele curtiu bastante!!! Entrou na piscininha, desceu no escorregador, andou por todo lado, caiu, brincou e até tomou sorvete. Mas quando o Linus pegou o boné dele, ele correu atrás. Ele adora usar esse boné, já sabe até colocar sozinho ;-)



Já sabíamos, mas nessas brincadeiras com outras crianças, confirmamos o quanto é bom ter irmãos. Dá para perceber o quanto eles estimulam os mais novos a desenvolver mais rápido.

Na volta para casa, não deu nem 2 minutos dentro do carro, ele dormiiiiiiu até chegar em casa.

Foi uma curtição, uma tarde ensolarada deliciosa, com gente legal e crianças super fofas. Vamos combinar de nos encontrar outras vezes :-)


Palavras com 18 meses: 
mamã (mamãe), papa (papai), vovó, doudou, lelo (Elmo), badô (babador), lô (alô) e até umas em Francês: non (não), bateau (barco), il y a plein (tem bastante), deux (dois, logo após dizermos ‘um’ contando os botões)...

sábado, 6 de julho de 2013

Primeiro casamento

Ficamos muito animados quando a Silvia nos convidou para o casamento dela com o Geoffroy. Nós adoramos o estilo de casamento Europeu pois é o dia todo de eventos. Para o Leozinho curtir com a gente essa comemoração, tivemos que nos preparar. Primeiro, dei o almoço dele e um banho para colocar a roupa nova. Colocamos na bolsa o que iríamos precisar para o dia: fraldas, pomada, lenços umedecidos, frutas, biscoitos, legumes cozidos e leite. É tudo?! O doudou!!! Não podemos esquecer o doudou!!!

Saímos de casa depois das 13h30 e chegamos às 14h15 na igreja. A missa foi ótima, o Leozinho ficou admirado com a música do órgão e até bateu palma quando a música parou :D


Logo depois da música de entrada, ele já queria passear. Enquanto o Beto ficava em pé com ele no braço, ele ficou quietinho, mas não deu pra ficar sentado muito tempo. Para acalmá-lo, o Beto teve que dar o doudou pra ele e aproveitou para trocar sua fralda. Quando a missa acabou, ele ficou bem animado enquanto jogávamos arroz e rosas nos noivos. Depois dessa animação, já era 16h e ele estava com fome. Ele comeu uma banana durante a seção de fotos no parque do lado da igreja. Valeu a pena levar uma “nana” ;-)



Depois das fotos, fomos de carro para o coquetel no castelo. E tome biscoito! De repente, bate aquele sono e ele cochila profundamente. Como chegamos rapidamente no castelo, deixamos ele dormir mais um pouco enquanto esperamos os convidados chegar. Ao pegar ele para colocar no carrinho e entrar no castelo, ele despertou. Mas tudo bem, meia hora de sono deu para se recuperar. Entramos no castelo, uau! Que lugar lindo!!!



Fomos recebidos com champanhe e entradas frias. Fomos logo dar o lanche dele: dois potes grandes de frutas. Que fome! Pronto. Com a barriguinha cheia, ele estava livre para brincar no jardim. Ele correu, caiu, viu os patos e peixinhos no lago e aproveitou bastante a tarde no jardim do castelo.



À noite, por volta de 19h30, fomos para o jantar na sala de recepção do castelo. Antes de irmos para a nossa mesa, pedi logo para uma organizadora do evento esquentar os legumes. Ele jantou junto com a gente, mas como o jantar tinha vários serviços, ele também se interessou pelos nossos pratos ;-)



Ficamos em uma mesa com uns amigos e do lado tinha a prima da Silvia com dois filhos, um de 2 anos e meio e o mais novo da idade do Leozinho. Depois de jantar, durante os discursos da família, eles brincaram, dançaram e se divertiram, foi uma beleza ;-)



Depois da sobremesa, ia começar as danças, mas foi um dia super agitado. O Leozinho estava cansado, mas não dava para dormir com tanta animação ao redor. Resolvemos voltar para ele poder descansar. Ele dormiu pro-fun-da-men-te na viagem de volta e nem acordou quando eu peguei ele nos braços, levei para o quarto, troquei a fralda, tirei a roupinha e coloquei ele para dormir... que sono gostoso depois de um dia maravilhoso! Parabéns! Muito amor e felicidades ao casal Silvia & Geof! :-)


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Roupinha pra ir para o casamento

Ficamos muito felizes com o convite da Silvia para irmos ao casamento dela com o Geoffroy em Julho. Eu e a Silvia trabalhávamos na mesma sala durante os últimos anos do doutorado e agora trabalhamos bem próximas na Comissão em Bruxelas.

Quando ela nos convidou, pensei logo como seria legal para o Leozinho ter essa nova experiência, estávamos super animados. Uma das coisas que precisava organizar era a roupinha dele. De vez em quando olhava nas lojas de bebê, mas não encontrava nada. Procurei também online, mas nada me agradava totalmente, ou era simples, uma roupa normal de sair sábado à tarde ou era muito sério ou era branco. Mas quando chegou uma semana antes, ou encontrava ou encontrava. Então, fui mais uma vez "à caça" em Bruxelas.

Fui na loja Mothercare, mas coincidiu com as promoções de verão, o que poderia ser um bom sinal à não ser que isso signifique jogar todas as roupas não vendidas até então. Eu fiquei preocupada porque eu só via roupinha de inverno ou de verão nos cabides, rodei a loja umas três vezes até que avistei um colete. Opa, que fofo, amei, e tinha um do tamanho dele, ufa! Tirei uma foto e mandei pro Beto. Ele adorou.

Fui na Prémaman (Orchestra) só para garantir. Tinha uma opção mais simples e não combinava com a gravata que tínhamos visto antes. À noite, passei na Obaibi e comprei logo a gravata para combinar. Próximo passo: a calça. Procurei em outras lojas e finalmente encontrei uma calça social na Zara baby, uma azul marinho combinando com o colete. Lá também encontramos um chapeuzinho no estilo Francês. Pra terminar o figurino, faltava o sapato. Mas nesse caso, o Leozinho tinha que experimentar. No dia seguinte, encontramos um sapato azul marinho lindo na Delcambe. Pronto, olha só como ele ficou! ;-)



Budget:
Colete – de 30EUR por 18EUR
Gravata – 7.95EUR por 6.36EUR
Chapéu – de 6.95EUR por 4.99EUR
Calça – de 14.95EUR por 9.99EUR
Cinto – de 6.95EUR por 5.99EUR
Sapato – de 55.95EUR por 44.76EUR
Total – de 122.75EUR por 90.09

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Banhiiiiiinho

Nesse mês aconteceu uma evolução tão grande! O avanço que uma criança faz de uma semana para outra é incrível! Quem dera a gente conseguisse evoluir assim aprendendo uma nova língua ;-)

Agora quando a gente diz que vai passear, ele já vai pra porta e pede pra abrir. No final de semana passado, eu abri a porta e fiquei arrumando umas coisas e demorei à sair, ele veio atrás de mim com o meu sapato pra eu calçar e sair logo hehehehehe :D

De manhã antes de ir para a creche, quando eu digo que é para calçar o sapato ele já se senta no chão, eu me sento ao lado dele e ele vem pra pertinho para eu colocar as meias e enquanto isso ele me dá os sapatos dizendo uma palavrinha dele. E ele já começou a tentar repetir sapato ;-)

Quando é à noite e eu digo que a gente vai tomar banho ou escovar os dentes. Ele sai correndo em fulga pois ele já sabe que é sinal que as brincadeiras estão acabando e está perto de dormir, é uma graça! Eu aviso e dou mais uns minutinhos, mas daqui a pouco eu pego ele nos braços e a gente vai tirar a fralda pra tomar “banhiiiiiinho!!!”.

domingo, 30 de junho de 2013

Brincando com amiguinhos Belgas


Domingo foi dia de churrasco com os amigos. Enquanto o Beto arrumava a  churrasqueira na varanda, eu disse pra o Leozinho ficar na sala brincando comigo. Ele falou algo e terminou com “un petit peu”, como se estivesse me pedindo pra ir lá na varanda só “um pouquinho” hehehehehehe :) Estamos percebendo outras palavrinhas novas: enquanto ele brincava, percebemos que ele está dizendo “alors” (então). As tias dizem essa palavra para saber o que se passa quando uma criança está chateada ou chorando. E agora quando ele derruba algum objeto, ele diz “buuuum” :) Essa semana, as tias contaram que ele brincou muito na creche. Uma das brincadeiras era com blocos de construção e ele se divertiu montando e depois derrubando.

Bom, voltando ao domingo, quando foi meio dia, chegaram os amigos. Primeiro, chegou o Vincent e depois, a Manu com o Ronald e os dois filhos, Rafael de 2 anos e meio e Elsa de 13 meses. No começo, o Leozinho estava bem tímido, mas depois de um tempinho, os três estavam brincando juntos. O Leozinho e o Rafael correram bastante, rindo demais e adoraram brincar de aviãozinho de papel e bola, foi uma diversão total!

Foi bem interessante observar ele interagindo com outras crianças. Faz tempo que a gente tinha essa curiosidade. Vimos que ele tem muita energia, adora brincar e é bonzinho, não é briguento. Por exemplo, em um momento, a Elsa tomou um brinquedo dele mas ele não ficou chateado. Teve uma época que na creche falavam que ele era briguento e não compartilhava brinquedos com as outras crianças. Eu acho que essa fase já passou. Hoje ele se dá bem com as crianças e isso é um reflexo das interações que ele tem na creche.

Como um bom gourmand, ele comeu de tudo, até um pedaço de carneiro do meu prato. Na hora da sobremesa, enquanto eu preparava uma salada de frutas para as crianças, ele conseguiu comer dois brigadeiros no colo do papai distraído ;-) Ainda tinha espaço para uma salada de frutas que veio depois. Tinha maçã, pera, banana, “blueberry”, uvas e abacaxi.

Foi uma tarde ótima, vamos repetir essa diversão mais vezes! :)

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Essa semana na creche

Briguinhas

Segunda-feira, quando chegamos na creche, já tinha uma mãe com seu bebê na entrada. Ele e o Leozinho se encararam super sérios. Nesse momento, eu e o Beto tivemos certeza que aquele era o menino que morde o Leozinho! :O O Leozinho entrou na sala de brinquedos e logo em seguida o menino entrou. Assim que o menino entrou, o Leozinho apontou pra ele e disse: “Non!” bem forte! Ah-ha! Logo numa segunda-feira após o final de semana, ele ainda lembra e expressa bem o que ele sente. A gente ficava se perguntando como ele reage nesses momentos de briga e é difícil ensiná-lo como reagir após a situação ter acontecido e sem ter visto o que aconteceu. Mas hoje vimos que o nosso leãozinho sabe se defender! :-)

"Il y a plein"

Há algumas semanas entendemos que o Leozinho estava falando “il y a plein” em Francês, que significa “tem bastante” em Português. Mas mesmo assim não tínhamos certeza se ele estava realmente dizendo isso, pois as vezes soava como “lapin”, que é coelho, um personagem muito frequente nas estorinhas que ele escuta.

Só que hoje de manhã na creche, sanamos finalmente essa dúvida cruel. Ele entrou na sala de brinquedos e já foi em direção à uma menininha apontando para o brinquedo que ela tinha na mão, com planos mirabolantes de subtrair o brinquedo da pobre donzela. A primeira frase que a tia disse foi... “il y a plein!”! Aha! Assim ele desistiu do ataque e partiu para a montanha de brinquedos do lado :D! Eu e o Beto saímos rindo! Foi tão bom confirmar o que ele está dizendo.

"Sourire coquin"

Mesmo a gente aplicando as técnicas de educação Francesas e Belgas, a cultura dos pais é muito forte no dia-a-dia e percebemos que a alegria que transmitimos para o Leozinho influencia o jeitinho dele de ser. As tias comentam que ele tem um grande sorriso logo de manhã e a gente percebe que elas gostam de fazer cócegas nele. Deve ser para ganhar as gargalhadas que ele dá ;-) Mas tem outras consequências também, claro. Na sexta, nos contaram que ele estava sendo um pouco “bebê”, choramingando ao invés de pedir o que quer. Quando perguntavam pra ele “O que é, Leonardo?”, ele dava um sorrisinho safadinho (sourire coquin). Não neeeeeega ser Brasileirinho :P

Livros

Cada dia que o Beto vai pegar o Leozinho na creche , ele está fazendo uma coisa diferente. Às vezes, ele está brincando com os bloquinhos, andando, perto da tia ouvindo histórias... Nessa quarta-feira, quando o Beto foi pegá-lo na creche, ele estava lendo um livro e quando viu o papai, olhou feliz, apontou para o livro, mostrando um desenho pro papai, voltou a olhar para o livro, colocou o livro com cuidado de lado e depois foi correndo abraçar o papai! Ele adora mesmo ler livros, lá em casa, ele senta num cantinho, fica folheando, comentando e agora ele está imitando as expressões que ele vê nas imagens, é muito lindo! :)



quarta-feira, 19 de junho de 2013

18 meses

1 ano e meio depois do grande dia do nascimento e aqui está o nosso campeão! Eu estou até achando que hoje é um marco maior do que 12 meses. Agora, ele não é mais um bebê, é um rapazinho definindo o seu jeitinho de ser.

Agora ele tem o domínio de andar e já está correndo, subindo na cama, no sofá, na cadeirinha pra comer, escalar é uma nova brincadeira. Descobrir cada nova palavra que ele aprende é como cada capítulo da tese que eu concluia durante o doutorado. Tem mamã (mamãe), papa (papai), vovó, doudou, lelo (Elmo), nana (banana ou qualquer comida que ele gosta), badô (babador), lô (alô) e até em Francês: non (não), bateau (barco), il y a plein (tem bastante), deux (dois, logo após dizermos ‘um’ contando os botões)... só aumentam a nossa vontade de aprender mais e conseguir decifrar as outras palavrinhas que estão saindo aos poucos. Quando ele segura um livro, olhando nos meus olhos com aquele sorriso pedindo para eu ler, dá uma alegria enorme em ver que conseguimos tão cedo cultivar esse interesse.

Mas quando ele está doente, o nosso mundo pára, nada tem mais importância e temos a sorte de contar com a atenção e competência da pediatra. Na creche, tem coleguinhas mordendo-o. Isso nos deixa aperreados, com dificuldade de aceitar que é uma fase passageira. Em geral, ele aprende bastante interagindo com as crianças mais velhas, brinca bastante e as tias gostam dele (petit canaille). Quando ele sai correndo pra entrar na creche e brincar, dá pra perceber que ele gosta. Educar uma criança com rotina e respeito sem limitá-lo é um grande desafio que nos motiva a cada dia, lendo e aprendendo com cada etapa.

Mas cada dificuldade é esquecida rapidamente e o que fica é o aprendizado e os bons momentos. Quando ele cai na gargalhada com as brincadeiras do papa, quando ele presta atenção às nossas conversas e nos imita, quando ele corre curioso e feliz quando escuta o Skype e o FaceTime, quando ele sorri pra tirar uma foto, quando ele dança com uma ginga linda... cada novidade é uma felicidade pra gente recapitular antes de dormir.

Nosso danadinho comemorando hoje de manhã com um muffin de nana huuuuuuum ;-)


 

sábado, 1 de junho de 2013

Cortando o Cabelo

Primeiro corte de cabelo

Nós estávamos preocupados em levar o Leozinho para o cabelereiro, não tínhamos certeza se os cabelereiros aqui na Bélgica tinham experiência com crianças. De qualquer forma, é uma tesoura e as crianças se mechem muito e não tem noção que aquele é um objeto perigoso e podem fazer um movimento brusco. Mesmo assim, um dia, finalmente, nós criamos coragem, até porque o cabelinho dele já estava bem grande :P

Fomos no cabelereiro que costumamos ir e uma Vietnamita que as vezes corta o cabelo do Beto cortou o cabelo do Leozinho. Ela tem um filho quase da mesma idade e ela foi bem atenciosa e eu pedi para ela cortar só os excessos. Ele ficou no meu colo, até que ele ficou quieto, não por muito tempo, mas foi o suficiente. Eu só não gostei quando ela encostou a tesoura na nuca dele para cortar o excesso de trás, eu acho que ela tem que sempre colocar o cabelo entre os dedos dela e cortar. Como foi tão rápido, ela ofereceu o corte como brinde da primeira vez.

Segundo corte de cabelo

O resultado do primeiro corte ficou legal, tirando os excessos de trás. Mas com dois meses, a franja foi aumentando e ficando nos olhos deles, já estava na hora de dar um corte de verdade. Ele já estava com 17 meses e tomamos coragem mesmo para voltar no cabelereiro. Como a gente já estava esperando por meia hora, ele estava brincando pelo salão subindo e descendo das cadeiras, então quando chegou a nossa vez, ele queria continuar brincando e não sentado no meu colo. Dessa vez, tive mais sorte e a minha cabelereira preferida nos chamou para cortar o cabelo dele. Ela sugeriu que eu ficasse mesmo em pé com ele no meu braço e ela foi cortando tudinho, por todos os cantos. Ela fez a mesma coisa que a outra cabelereira fez e encostou a tesoura na nuca dele para cortar atrás, então eu disse para ela colocar o cabelo entre os dedos dela e cortar.

Enquanto ele for pequeno, eu vou continuar dizendo, porque criança se meche rápido e o Leozinho mais ainda. No final, deu tudo certo, papai, mamãe e filinho saíram de cabelos cortados e foram lanchar no Exki ;-)

O cabelo ficou lindo, super jeitoso e manteve o volume e os cachinhos, amamos o resultado!